quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Os 4 Ensinamentos Tolteca




1. Seja impecável com sua palavra. Fale com integridade. Evite usar a palavra para falar contra você mesmo ou para comentar sobre os outros. Use o poder da sua palavra na direção da verdade e do amor. Tua palavra tem poder de criação e de destruição. É uma faca de dois gumes: pode realizar os mais lindos sonhos ou destruir uma vida. E lembre-se: a palavra, depois que sai de tua boca, não volta mais, vai causar o efeito da intenção com que foi dita.

2. Não leve nada para o lado pessoal. Nada que os outros façam é por sua causa. O que os outros dizem e fazem é a projeção de sua própria realidade, do seu próprio sonho. Achar que tudo que é dito se refere a você implica em duas coisas: ou estás de acordo com aquilo que disseram e por isso se ofende achando que é contigo, ou é tão egocêntrico que acha que tudo que dizem se refere a você e que o mundo gira ao seu redor.Quando você está imune às opiniões e ações dos outros, não será vítima de sofrimentos desnecessários. É a liberdade!

3. Não faça suposições (não conclua). Encontre coragem para expressar e perguntar aquilo que realmente deseja. Comunique-se o mais claramente possível e evitará mal entendidos, tristeza e drama. Investir neste compromisso transformará completamente sua vida. Não conclua nada que o outro diga, interpretando, muitas vezes, de maneira errônea e sofrendo por antecipação, supondo coisas que, na grande maioria das vezes, existem só no veneno das nossas próprias cabeças, podendo ser resolvidas com um diálogo simples e amigável. A maioria das tristeza e dramas têm origem em simples suposições que nada têm a ver com a verdade.

4. Sempre faça o máximo que pode. Seu melhor pode mudar de momento a momento; será diferente estando você saudável, ou doente, triste ou alegre. Em quaisquer circunstâncias, faça seu melhor, e evitará autojulgamento, auto-abuso e arrependimento. Independente dos resultados ou opiniões alheias, siga sempre fazendo o melhor que pode: nem mais, nem menos!

Fonte: Obras de Carlos Castañeda