quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O Nascimento de Vainamoinem


      

"Estou desejando, estou pensando
em levantar-me e sair cantando...
Cantar minhas canções e dizer minhas palavras
Tocar com harmonia os hinos ancestrais
Saber de cor poemas imortais.
Em meus lábios as palavras vão se derretendo,
E os dizeres transbordando
Apressados à minha boca eles chegam...
Para cantarmos belas canções,
Entoarmos nossas melhores lendas,
Para o ouvido de nossos amados
E todos aqueles que de nós desejam ouvir
Mágicos versos temos a reunir,
Iluminados pela inspiração...
Feitiçaria a Sampo nunca faltou
E a Loubi nunca faltaram encantamentos
Existem outras palavras mágicas,
Feitiços eu aprendi
pelos caminhos por onde passei...
Então, versos o gelo entoou,
E rimas a chuva recitou
O vento com outros nomes chegou
Canções nas ondas do mar flutuavam
Magia e feitiço os pássaros trouxeram
E encantamentos no cume das árvores puseram."

(Kalevala, poema finlandês escrito há aproximadamente 3000 anos).
Me enviado pelo meu irmão Coração de Fogo